31 maio 2012

A EDUCAÇÃO E O FUTURO DO BRASIL


Muita coisa tem que melhorar, entretanto, a base é, realmente, a Educação. 
Educação em seu sentido mais amplo.
Não é mudar por mudar, mas fazê-lo com consciência e dentro de um estudo prospectivo. Exemplo: todos os paises que evoluiram muito a partir da década de 80, sejam os que se mantiveram em alta, sejam os que tiveram um crescimento episódico, investiram em Educação. Porém o fizeram em níveis diferentes. Se estão recordando, entre os chamados Tigres Asiáticos, alguns ficaram pelo caminho porque fizeram o investimento no nível educacional equivocado. Não adianta querer doutores sem ter bom ensino nos níveis mais abaixo; do mesmo modo que não adianta investimento na base e não preparar o futuro desssas bases. 
Obviamente, há que se abandonar, também, a influência ideológica na execução da política de Educação. Em nosso País a Educação tem sido ferramenta dos detentores do poder para se manterem à frente da Nação. Em um círculo vicioso, voltamos à Educação como efetiva causa dessa anomalia. A cidadania plena tem que ser o escopo da Educação. 
Temos que ter o comprometimento da elite brasileira, da mídia em geral, dos políticos, dos empresários, para que tenhamos o do Povo. A massa é, em princípio, mero componente passivo da Nação, agindo pela Cultura e, vez por outra, por impulsos, nunca espontâneos e sempre orquestrados. Temos que levar o Povo a preferir assistir um Globo Ciência, Globo Ecologia, Globo Universidade a um BBB ou um programa de auditório calcado em emoções a soldo de interesses menores. E aí está, mais uma vez, a Educação moldando a Cultura do Povo e da Nação.
Temos que conseguir que os nossos políticos deixem de ver as diferentes casas do poder como escada para a riqueza em detrimento de melhores condições gerais da população.
O empresariado como um todo tem que ver que o investimento na melhor qualificação de seus colaboradores propicia um ganho geral incomensurável.
Por fim, o Povo consciente de sua força saberá se posicionar na escolha de seu destino, não o entregando ao sabor de interesses facciosos de lideres desonestos e não voltados para o bem comum.
 
Em suma, muito tem que ser debatido, muito tem que se mudar e muito desprendimento tem que ser conseguido do Povo como um todo para que o Brasil, realmente cresça para as gerações futuras.

18 maio 2012

Globo publica que "FH defende apuração apenas de crimes cometidos pelo Estado"

FHC é um faccioso que tenta, inclusive, implantar (ou criar) racismo no Brasil desde a década de 50. Por que será? Vide "Nós não somos racistas" de Ali Kamel, com "uma análise demolidora", no dizer do antopologista e economista político Geoge Zarur .

Fico enojado com esses caras!
Não sou e não fui nunca a favor da tortura, pois, usando de empatia e me colocando na pele de qualquer torturado, seja qual for seu viés ideológico, imagino ser horrível a impotência diante da covardia torturadora. Entretanto, não posso conceber por questão de justiça, mais que de direito, que se faça a coisa para apurar só um lado. O que se passou naquela época, e eu a vivi, foi uma guerra interna em linguagem técnica. Então que se apure tudo! Ou nada, como prevê a sensata Lei da Anistia. Se é questão de História, ainda, não temos condições de isenção para escrevê-la, até porque ela se escreve sozinha e a própria História prova isso.
E quem é FHC para ditar qualquer regra nesse País. É notável de que?
Isto é nosso mundo de hoje (aliás de sempre) em que os dominadores escrevem a História à luz dos seus desejos.

15 maio 2012


UMA PRECE DE SAUDADE


                         Onde estiveres, ouve-me.
                        De onde puderes, guia-me,
                        pois sei que estás longe, além,
                        bem além da minha imaginação.
                        Ou próximo, até ao meu lado,
                        em dimensão estranha, talvez estejas.
                        Não importa, te amo,
                        tardia, porém sinceramente.
                        Amo-te pelos sentimentos bons
                        que tua lembrança me inspira.
                        Amo-te pelas recordações sadias
                        que, lado a lado, criamos.
                        As lágrimas que me escapam,
                        não são da fraqueza, que odiavas,
                        mas  da nobreza dalma, que veneravas.
                        Amo-te na aflita esperança
                        de um futuro encontro.
                        Amo-te com a força de ser teu filho....  pai.

QUE PAÍS É ESSE?

 PASSATEMPO

Afastado daquele mundo aflito, no aconchego do abraço bem-amado, dor aflora cruel, quando medito, transformando-me efêmero aloucado. Que ter...