08 outubro 2015


DIÁRIO DE UMA VIAGEM PELA PENÍNSULA IBÉRICA


Crônica de uma feliz viagem a Portugal e Espanha.




VII

Café da manhã tomado, pé na estrada!
Adeus Salamanca, uma das mais gratas recordações da viagem toda!
A estrada, para variar, maravilhosa! 
A paisagem, relativamente pobre, uma característica da região central da Espanha.


A temperatura tinha caído, apesar de verão, bem entendido, verão europeu.



Dirigimo-nos, inicialmente, para conhecer Ávila. Uma cidade medieval rodeada por 2500m de muralhas.






Ávila é a terra natal de Santa Tereza de Jesus, fundadora das Carmelitas Descalças e Doutora da Igreja.
A estada em Ávila foi rápida, permitindo, entretanto apreciar a magnitude das muralhas, que nos remetem a Idade Média. Aliás, o frio, nessa altura da manhã era tanto que mal conseguíamos ficar ao ar livre, mas valeu a pena!



Paisagem admirada, café tomada, partimos para Escorial. Na verdade o nome é São Lourenço de Escorial e é o local histórico onde repousa, para a eternidade, toda a monarquia espanhola. Lá encontramos o famosíssimo Mosteiro/Palácio/ Panteão construído por Felipe II no século XVI.

Hoje é um museu magnífico e muito visitado. Lá repousam na parte mais baixa da construção em esquifes ricamente feitos os restos mortais de quase toda a monarquia espanhola.
Na verdade, El Real Sítio de San Lorenzo de El Escorial, é um grande complexo (palácio, mosteiro, museu e biblioteca) localizado em San Lorenzo de El Escorial, município situado 45 km de Madrid.


O passeio é peculiar, mas muito cansativo em face da forma como foi construído e de como podemos visitá-lo, num sobe e desce de degraus imenso. A igreja foi construída sobre o mausoléu dos reis e o palácio tem o lado do rei e o da rainha.




Tudo muito grande e majestoso. Os jardins ao fundo são, realmente, dignos de um castelo real e de sua importância. Felipe II foi perfeito em suas opções. Vale a apena ler essa história.
Um detalhe esclarecedor: a pobreza de fotos se deve à proibição de "sacar fotos" no interior de toda as construções.
Para efeito de montagem, vou deixar Madri, onde chegamos no meio da tarde como uma só crônica.
Almoçamos em Escorial e fomos cobrir os últimos 45 Km que nos separavam da lindíssima capital da Espanha.

04 outubro 2015


DIÁRIO DE UMA VIAGEM PELA PENÍNSULA IBÉRICA


Crônica de uma feliz viagem a Portugal e Espanha.



VI

Partimos da terra do apóstolo espanhol pela manhã e começava uma jornada longa por terras de cor ocre

. Começamos ladeando parte do “Caminho de Santiago”, podendo ver, a todo instante, peregrinos surgindo de todos os lados com seu jeito peculiar. Estávamos indo em direção a Salamanca pela região interior da Galiza, atravessando, também, a região da província de Lugo. Atravessamos, ainda, a região de Leão e Castela, berço da Espanha. É uma região plena de castelos sobre colinas e uma terra que nos lembrava o semi-árido brasileiro ou nosso  cerrado, talvez marcado pela falta de vegetação luxuriante e por muita secura por todos os lados.
Como complemento, é bom saber, que a região, centro da Espanha, muito influenciou na língua, cultura e religião espanhola.
Há o que se ver, mas foi uma parte cansativa da viagem. Almoçamos em um restaurante na beira da estrada, nossa companhia por quase todo o dia.
Para variar estrada de excelente qualidade. Aliás, não sei se comentei, mas fica o registro: como se passa em pedágios ao longo da viagem. Passamos ao lado de Zamora,
Zamora, às margens do Doiro
às margens do rio Douro para chegarmos ao nosso maravilhoso destino: Salamanca, a Cidade Dourada
Espetacular Plaza Mayors
.
Turista não tem tempo a perder:
hospedamo-nos e já partimos a percorrer a cidade que fica às margens do rio Tormes e é considerada monumento nacional mercê de seus espetaculares edifícios dos séculos XVI, XVII e XVIII, constituindo o melhor conjunto espanhol de arquitetura renascentista.

Penetramos na cidade universitária e percebemos que tudo ali era festa e alegria.

A salientar que a Universidade de Salamanca remonta ao século XIII, sendo uma das mais antigas e peculiares da Europa.


Muito a admirar: Pátio das Escolas, Casa das Conchas (um palácio do Séc XVI com a fachada repleta de conchas de vieira, que é o símbolo de Santiago), Catedrais Nova e Velha (dos Séc XVI e XII)



e, finalmente, a espetacular Plaza Mayor, obra do reinado de Felipe V, considerada a mais bela da Espanha (e olha que são muitas)

.
A noite na Espanha, em pleno horário de verão, é curta e isso é ótimo para quem quer curtir. O Hotel Catalonia Plaza Mayor Salamanca proporcionou uma hospedagem excelente,




quer por sua localização ao lado da Plaza Mayor, quer por suas instalações confortáveis.
Corredor do Hotel para a Plaza Mayor

Antes do descanso uma curtida na tarde-noite de Salamanca (Sol se pondo depois das 21 horas!!!)





Plaza Mayor à noite com todo o seu esplendor



Uma noite reconfortante antecedeu nossa partida, na manhã seguinte para Madri, visitando o sensacional passado histórico espanhol antes: Ávila e Escorial.



QUE PAÍS É ESSE?

 PASSATEMPO

Afastado daquele mundo aflito, no aconchego do abraço bem-amado, dor aflora cruel, quando medito, transformando-me efêmero aloucado. Que ter...