09 fevereiro 2020

ONDE VAMOS PARAR?


Ilustração plana de ônibus transporte público vetor

De fato, a constatação de que o ser humano, de maneira geral, colocou o ganhar dinheiro como seu principal valor, é fácil!
Basta aleatoriamente, observarmos as manchetes diárias de qualquer noticiário em qualquer mídia.
Hoje, por exemplo, assisti no telejornal matinal: batalha entre polícia e traficantes em favela; indenização de jogadores mortos em incêndio; passageiros sem ônibus para ir ao trabalho; diminuição no preço do pedágio cobrado erradamente...
Senão vejamos!
A luta diária (e inglória) da Polícia contra traficantes, nada mais é que a luta da sociedade contra o dinheiro sujo e fácil da escravização de milhares de pessoas pelas drogas, rendendo dividendos para um sem número de outras, sabe-se lá quem, que sem qualquer escrúpulo só pensa em enriquecer, mesmo à custa da vida de outros seres humanos. Não é o escopo aqui analisar de quem se trata, o que, fatalmente, eriçaria nossos cabelos.
A questão das indenizações pela morte dos jovens jogadores de futebol no Rio está difusa pela quantidade de erros perpetrados. Começa pelos do Clube, que mesmo como divulgou a mídia detinha um dos, senão o melhor, centro de treinamentos de futebol do País (imagino os demais), mas que permitiu uma enorme fila de coisas que levaram à tragédia. Acontecido e iniciada a guerra das indenizações, principiamos a questionar o quão moral é a insana busca de enriquecimento das famílias e, principalmente, a sanha dos advogados de se locupletarem, muito provavelmente, sem qualquer lembrança dos jovens e se limitando ao “negócio” em andamento. Essa questão de indenizações dos que se foram, beneficiando os que ficam é, por vezes, de dar embrulho no estômago! Quanto vale uma vida, se o dono real não será ressarcido pela perda?
O eterno problema dos meios de transporte e seus obcecados proprietários só visando lucro estão presentes na vida diária de qualquer metrópole. No momento em que o Estado, dentro de sua missão clássica de regular a relação população X concessionárias, entra em ação, a situação se conturba mercê de fatores espúrios tais como propinas, ineficiência operacional, vista grossa aos deslizes das empresas, e aí vai um rosário de erros indevidos, mas hoje comuns, também sem escolher a praça. Só restando à sociedade arcar com as consequências não previstas no estabelecimento da concessão.
Quando assistimos, surpresos, incrédulos e boquiabertos, a determinação de revisão para menos de alguns preços de pedágio, de pronto sabemos que a situação se prende à inescrupulosa ganância da concessionária, com certeza de há muito tempo, na convicção que o conseguido a mais não será nunca ressarcido aos usuários, nem tão pouco equivalente a qualquer multa atribuída a si, redundando em lucro indevido, mas saudável às suas finanças.
Essas colocações aqui expostas, nada mais são que manchetes jornalísticas de uma manhã qualquer, mas denotam, infelizmente, para onde caminha a humanidade, pois, nos mais variados setores de atividades humanas, estão presentes situações similares. O homem, ao trocar (induzido ou não) o ser pelo ter apodreceu a sua capacidade de medir o passo a dar para o futuro e ver a verdadeira razão da vida entre os seus pares.
Onde chegaremos, não sabemos!

Nenhum comentário:

QUE PAÍS É ESSE?

 PASSATEMPO

Afastado daquele mundo aflito, no aconchego do abraço bem-amado, dor aflora cruel, quando medito, transformando-me efêmero aloucado. Que ter...