31 maio 2012

A EDUCAÇÃO E O FUTURO DO BRASIL


Muita coisa tem que melhorar, entretanto, a base é, realmente, a Educação. 
Educação em seu sentido mais amplo.
Não é mudar por mudar, mas fazê-lo com consciência e dentro de um estudo prospectivo. Exemplo: todos os paises que evoluiram muito a partir da década de 80, sejam os que se mantiveram em alta, sejam os que tiveram um crescimento episódico, investiram em Educação. Porém o fizeram em níveis diferentes. Se estão recordando, entre os chamados Tigres Asiáticos, alguns ficaram pelo caminho porque fizeram o investimento no nível educacional equivocado. Não adianta querer doutores sem ter bom ensino nos níveis mais abaixo; do mesmo modo que não adianta investimento na base e não preparar o futuro desssas bases. 
Obviamente, há que se abandonar, também, a influência ideológica na execução da política de Educação. Em nosso País a Educação tem sido ferramenta dos detentores do poder para se manterem à frente da Nação. Em um círculo vicioso, voltamos à Educação como efetiva causa dessa anomalia. A cidadania plena tem que ser o escopo da Educação. 
Temos que ter o comprometimento da elite brasileira, da mídia em geral, dos políticos, dos empresários, para que tenhamos o do Povo. A massa é, em princípio, mero componente passivo da Nação, agindo pela Cultura e, vez por outra, por impulsos, nunca espontâneos e sempre orquestrados. Temos que levar o Povo a preferir assistir um Globo Ciência, Globo Ecologia, Globo Universidade a um BBB ou um programa de auditório calcado em emoções a soldo de interesses menores. E aí está, mais uma vez, a Educação moldando a Cultura do Povo e da Nação.
Temos que conseguir que os nossos políticos deixem de ver as diferentes casas do poder como escada para a riqueza em detrimento de melhores condições gerais da população.
O empresariado como um todo tem que ver que o investimento na melhor qualificação de seus colaboradores propicia um ganho geral incomensurável.
Por fim, o Povo consciente de sua força saberá se posicionar na escolha de seu destino, não o entregando ao sabor de interesses facciosos de lideres desonestos e não voltados para o bem comum.
 
Em suma, muito tem que ser debatido, muito tem que se mudar e muito desprendimento tem que ser conseguido do Povo como um todo para que o Brasil, realmente cresça para as gerações futuras.

Nenhum comentário:

QUE PAÍS É ESSE?

 PASSATEMPO

Afastado daquele mundo aflito, no aconchego do abraço bem-amado, dor aflora cruel, quando medito, transformando-me efêmero aloucado. Que ter...