02 setembro 2015

DIÁRIO DE UMA VIAGEM PELA PENÍNSULA IBÉRICA

(Palácio de Queluz)

Crônica de uma feliz viagem a Portugal e Espanha.

II

Prosseguindo....
No segundo dia a missão era explorar a região de Lisboa e arredores. O início do passeio nos permitiu vislumbrar todo o modernismo da capital portuguesa,
observando o progresso por todos os lados. Saímos da cidade rumo a Queluz e seu palácio famoso.

O acervo histórico é digno de qualquer grande museu do mundo

e os jardins são deslumbrantes e imensos à semelhança dos franceses.
É muito menor, mas chamado vez por outra de "o Versalhes
 português". O Palácio Nacional de Queluz é um palácio do Sec XVIII,  localizado na cidade de Queluz no conselho de Sintra no distrito de Lisboa.

De Queluz partimos para Sintra, vila maravilhosa que cativa ao simples ver.
A natureza abusa de ser generosa com a região e a torna apaixonante.
Na visita chegamos a uma área bem turística,

onde não se pode deixar de comer as queijadinhas, mormente as da confeitaria Piriquita
 e visitar o Paço da Vila de Sintra, próximo dela.

Enquanto a estrada do Guincho, de excelente qualidade, serpenteia, mostra uma equilibrada mistura de feliz concepção com natureza e construções típicas da serra portuguesa,

embora se possa perceber aqui e ali a modernidade presente. Resumindo: ainda sonho lá morar....

Descendo a serra, percorrendo a costa atlântica

vamos a Cascais,
uma vila no distrito de Lisboa e uma antiga aldeia de pescadores, onde pude degustar as autênticas sardinhas portuguesas e beber uma deliciosa cerveja.

Para retornarmos a Lisboa, continuamos pela estrada ao longo da costa do Estoril, avistando seu famoso cassino, um dos mais prestigiados de toda a Europa.
 No city-tour em Lisboa, só tivemos a confirmação da imagem que tomava lugar em nossas cabeças: uma cidade espetacular e convidativa.

E fomos visitando a Torre de Belém, uma fortaleza que está intimamente ligada à História de Portugal, construída no século XVI;
o Padrão dos Descobrimentos, monumento moderno (1960), construído no local de onde partiam as famosas caravelas portuguesas em busca de novos mundos
e o Mosteiro dos Jerônimos, impressionante construção erigida a mando de D. Manuel I com sua belíssima igreja.
Após a visita, obrigatoriamente caminhamos em direção a degustação dos autênticos e famosíssimos pastéis de Belém.
Se eles são deliciosos o penetrar na padaria que os produz torna-se uma aventura, onde se faz uma incursão numa verdadeira Torre de Babel, tamanha a diversidades de nacionalidades dos turistas. O prosseguimento foi um recorrido pelo Bairro de Alfama (ainda com aspecto medieval), Baixa Pombalina, bairro reconstruído por Pombal, após o terrível terremoto de 1755, Praça do Comércio, já visitada na véspera e linda de se ver inúmeras vezes,

Praça dos Restauradores, em homenagem a restauração da independência, Avenida da Liberdade com seu luxo a cada loja de grife e a Praça Marquês de Pombal, também visitadas na véspera, mas lindíssimas.

Ufa!!!! Retorno ao Sheraton.
Bem, mas como turista não se cansa (será?), à noite fomos jantar

no restaurante João do Grão, recomendado à exaustão, ainda no Brasil. Trata-se de um restaurante tradicional, situado bem no coração de Lisboa, fundado por uma família de origem galega, na rua. dos Correeiros 222, paralela à rua Augusta. O seu Bacalhau na Brasa é inesquecível e podem tomar o vinho da casa, pois desce muito bem. Não se pode perder o programa.
O dia de amanhã reserva novidades!